Sunday, 8 March 2009

police officer and filmmaker?

David Cole enviando mais uma vez links para matérias do Guardian sobre our surveillance society.

Esta agora é simplesmente delirante.
Nos brinda com um vídeo de alguns minutos do material gravado pelos próprios oficiais da policia inglesa encarregados de cruzar as imagens com os dados de ativistas e jornalistas presentes em uma manifestacão ambientalista.
As imagens do video são acompanhadas de comentários em off dos policiais, o que nos lembra Landscape Theory, sendo que no video dos policiais as imagens são sincrônicas ao som (a edição é do jornalista do guardian).
Na mesma medida nos lembra ainda as imagens de THX 1138, de George Lucas, quando dois operadores da prisão onde encontra-se o personagem de Robert Duvall discutem sobre como funciona o painel de controle, atuando diretamente sobre o corpo do detento, subjugado como uma marionete.


Em um momento os policiais e os cinegrafistas independentes cruzam o eixo de gravação, e neste momento não podemos deixar de pensar em Sophie Calle in Double Blind (No Sex Last Night).

Mais uma vez chamamos a atencão para as formas audiovisuais do cinema, do vídeo e da arte contemporânea, que nos oferecem um vocabulário e um exemplo de maneiras potentes de lidar com o fato político de portar uma câmera -
para além da transformação da imagem em (1) produto para consumo (midia) e (2) ferramenta de controle social (policia)
.


No comments: