Monday 23 August 2010

Contemplação; image-temps x image-action

Mais uma referência despertada pela publicação de nosos vídeos, desta vez vinda da querida montadora e professora Aline Paiva.



O tempo estendido, dilatado, atua como um convite para se organizar o espaço e as combinações de linhas e movimento dentro do quadro. Características tão próprias deste tipo de cinema, que deposita toda ênfase na atividade do espectador, e que têm realmente muito que ver com nossa pesquisa na Coreografia.
Na outra margem do rio, as imagens publicadas neste domingo pelo jornal O Globo, captadas pelos leitores, de suas janelas, em São Conrado, também despertam analogias possíveis com nosso trabalho. A "cultura janeleira", como definida por João do Rio, aqui confunde-se com a "vigilância distribuída", na definição da Professora Fernanda Bruno para os novos tempos onde cada cidadão pode captar e distribuir imagens, de maneira descentralizada.

O cruzamento entre : o ato de observação, contemplação, e descoberta das potencialidades cênicas do cotidiano; e : o ato de registrar, coletar evidências, monitorar e levantar provas. Duas atividades tão distintas e contudo tão limítrofes.

No comments: