Monday 30 August 2010

Cinema São Luiz

fotos do site kinoplex e posts do fotolog http://fotolog.terra.com.br/luizd:1924
O projeto deste cinema foi do arquiteto Jaime Fonseca Rodrigues e sua arquitetura interna foi inspirada no Radio City Music Hall, de Nova York.

Chegou a ter 2002 lugares em 1945, e foi demolido em 06/01/1980, quando foi desapropriado para a passagem do Metrô.

Esta última informação foi comentada, num dos "posts" anteriores por L. H. Neto da seguinte maneira:

"O cinema não foi demolido em 1980 para o Metrô. O que foi demolido foi o magnífico salão de entrada. A sala de exibição ficou incólume, assim como as escadas. Durante as obras do metrô a entrada pela rua do Catete foi fechada e se entrava pela "lateral" do "hall", pela rua Machado de Assis, por uma portinha discreta. Eu ia muito ao São Luiz por essa entrada na Machado de Assis, já que minha namorada da época morava nessa rua. Anos depois o cinema aí sim foi demolido para ser construído aquele shopping que está lá até hoje e em seu lugar os novos cinemas São Luiz que também estão lá até hoje".

Em 16/11/2009, às 12:31:23, Etiel | e-mail disse:

O São Luiz me faz recordar um Largo do Machado que conheci em tempos de adolescência e solteirice. O Lamas, com seu filé à francesa, as frutas na entrada e o salão de sinuca nos fundos.
Em 28/02/2008, às 11:35:32, lyscia disse:
Quando criança adorava esse cinema,sempre acompanhado de um saquinho de bala toffee.

Em 16/11/2009, às 07:14:24, Candeias disse:
O belo registro não dá idéía de com era grande o cinema. Se não me engano tinha três níveis para a platéia, com assentos confortáveis e ótimo som. O primeiro filme que vi ali foi Captain Horatio Hornblower (não me lembro do título traduzido), com Gregory Peck e Virginia Mayo.

Em 28/02/2008, às 01:21:21, Cristina disse:
Lembro muito bem da fachada, mas do hall, suntuoso como nas fotos, não tenho lembrança. Lembro, sim, de como era grandioso.
Á esquerda ficava o Lamas. Ótima pedida para a saída do cinema.
Curiosidade: o Lamas, também demolido para a passagem do metrô, criou um filé - "filé a metrô", um bife que é perfurado por um túnel de presunto.

No comments: