Monday 29 March 2010

Olha o aviãzinho!

Em abril de 2009 acompanhei o Professor DMW a torre da Central do Brasil, para uma entrevista com o Tenente Coronel Almeida Neto, Superintendente de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro.
Por conta do artigo para o Mexico (que acabei não concluindo no prazo, mas pretendo finalizar!), voltei lá este ano com o Lucas Canavarro e realizamos uma nova entrevista.
O discurso do Superintendente se apoia no aparelhamento da Segurança, combinado, é claro, com uma precupação com a contratação e formação de policiais, mas focado no investimento em tecnologia aplicada ao policiamento - incluindo CFTVs e redes de informação.
Nesta ocasião o Tenente Coronel comentou que a experiência com o Zepelin havia sido um sucesso, mas muito dispendiosa. A alternativa mais barata, de fazer uso de aeronaves menores não tripuladas, teve de ser descartada pois a legislação atual não permite este tipo de recurso, justamente pelos riscos que oferece à segurança da população - pense num aeromodelo sobrevoando nossas cabeças, controlado por um mouse.
Semana passado o Jornal Nacional exibiu uma matéria onde elogiava o setor dedicado à segurança em uma feira de tecnologia com destaque justamente para um aviãozinho vermelho equipado com uma potente câmera. Nenhuma problematização - como de hábito o Globo propondo uma adesão acrítica ao gadget. Estou com pouco tempo de escrever sobre isso, apenas coletei alguns links aqui a respeito, pra voltar a isso depois.

No comments: