Hoje às 10:50 na rádio MEC participo ao vivo do programa Rádio Sociedade, falando sobre a produção de vídeos do BOPE.
Para quem ainda não sabe, o BOPE intensificou sua produção audiovisual após o sucesso do filme de José Padilha Tropa de Elite, e anunciou no final de janeiro que pretende disponibilizar estas imagens em seu site.
Diferente das câmeras instaladas no interior do caveirão, que como vemos no vídeo abaixo cumprem a função tática de reconhecimento e mapeamento de terreno, as imagens que o BOPE anuncia agora são oferecidas como a evidência da transparência que caracteriza a tropa de elite. As operações são registradas por membros da corporação, em uma intenção de produzir videogramas autênticos e construir uma imagem positiva para o batalhão. O que as duas câmeras têm em comum, seja o registro fixo e automatizado no interior do carro, seja a câmera na mão do soldado é a produção de um efeito de real que atende a uma audiência com sede de imagens da realidade. Contudo, o tratamento que as imagens recebem no site oficial do BOPE é típico da indústria do entretenimento, com uma música bem produzida embalando a interface que lembra e estética dos games e dos sites de filmes de ação.
Interessante notar que exércitos produzindo imagens tem sido uma constante desde a invenção do cinematógrafo e da propaganda. Recentemente na invasão da faixa de Gaza o Comando do Exército de Israel tentou restringir a veiculação de imagens às exclusivamente produzidas por suas tropas, o que, diante da multiplicidade de dispositivos filmantes disponíveis hoje em dia - celulares, cameras portáteis, laptops - tornou-se praticamente impossível. A guerra das imagens está em outro patamar.
Thursday, 5 February 2009
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