Friday, 12 December 2008

soy loco por ti america

Foi estendido para o dia 16/12 o prazo para envio de resumos para o Simpósio "Vigilância, Segurança e Controle Social na América Latina".
Lendo o texto de apresentação do evento volto a alguns pensamentos provocados pelo filme mexicano La Zona.
Pensar as formas como a vigilância é exercida nas sociedades pós-coloniais, marcadas pela atuacão de uma elite que busca perpetuar-se no poder a todo e qualquer custo, é pensar como o próprio conceito de cidadania não é de fato uma conquista estendida a todos na região.
A vigilância é exercida por quem e para quem?
O fato de a vigilância ter-se desenvolvido franca e primeiramente na esfera privada, para apenas em um segundo momento tornar-se parte de política pública é também um dado flagrante destas relações.
Enfim, uma comparação que pode parecer superficial mas que para mim diz muito: os avisos de presença de circuito de vigilância brasileiros 'sorria, você está sendo filmado' fazem uma graça 'cordial', ao passo que os espanhóis 'zona video-vigiada. podes exercer seus direitos de acordo com a Lei tal, perante o órgão tal no endereço tal' chamam a atenção para aspectos do direito de todos.

Espero conseguir amadurecer os pensamentos a tempo de submetê-los ao crivo dos organizadores, dentre os quais a querida orientadora Fernanda Bruno.
Agora com o fim (snif, snif...) das atividades docentes na ECO, terei mais tempo.

No comments: