Oficina Circuitos de vídeo: percepção, experiência e produção
Resumo da Oficina:
Esta oficina teórica e prática propõe o cruzamento entre linguagens de cinema, instalação e performance. O foco do trabalho volta-se para a ocupação do espaço público: como pode ser observado, reinterpretado e acessado. A partir de estratégias de vídeo-vigilância, mapeamento e intervenção urbana, o grupo desenvolverá um espetáculo de cinema ao vivo, a ser projetado nas imediações do local de realização da oficina.
Paola Barreto é cineasta e pesquisadora. Formada em Cinema pela UFF, é Mestre em Tecnologia e Estéticas pela UFRJ e Professora do Curso de Multimídia do NAVE. Realizou projeções para espetáculos de teatro, dança e música, colaborando com artistas como Dani Lima, Enrique Diaz e Christianne Jatahy, entre outros.
Mais informações:
paoleb.blogspot.com
coregothere.blogspot.com
Data:
31 de julho a 08 de agosto
Formato:
3 encontros teóricos de 3hs, 3 encontros práticos de 3hs e 2 apresentações de 20 min.
Vagas:
16
Processo de Seleção:
envio de dados (nome, telefone e e-mail) e MiniCV + vídeo de 1 minuto justificando interesse – pode ser gravado em qq mídia – celular, webcam, etc.
Envio das Inscrições:
oficinas@fbcu.com.br e anaizabelaguiar@terra.com.br
Envio dos Vídeos:
Festival Brasileiro de Cinema Universitário
Rua Álvaro Alvim, 24 / 1004
Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20031-010
Oficina Cinema narrativo ao vivo
Resumo da Oficina:
A oficina pretende explorar o potencial narrativo do live cinema, modalidade audiovisual em que o vídeo é construído no momento da exibição, com a presença do autor. Serão vistos projetos e filmes que se relacionam com a ideia de uma montagem efêmera. Serão estudadas ferramentas livres (open source) para a execução dos projetos. Como trabalho final, os alunos vão preparar material para uma peça curta que será apresentada numa sessão dentro da programação do festival - uma sessão onde serão usadas as ferramentas de edição ao vivo.
Bruno Vianna trabalha com cinema, meios portáteis e suportes interativos. Dirigiu 4 curtas entre 1994 e 2003, e lançou o primeiro longa, Cafuné, em 2006. Em 2008 lançou o longa Ressaca, editado ao vivo. Tem trabalhos em mídias digitais como Palm Poetry e Invisíveis. É formado em cinema pela UFF e tem mestrado pelo ITP-NYU.
Data:
02 a 08 de agosto
Vagas:
10 a 20
Processo de seleção:
envio de MiniCV + link (se tiver) de algum trabalho audiovisual (vídeo, foto, etc).
Envio das Inscrições:
oficinas@fbcu.com.br e anaizabelaguiar@terra.com.br
Dúvidas sobre as oficinas:
Coordenação de Atividades Paralelas
Ana Izabel Aguiar
Tel: (21) 9993-2439
E-mail: oficinas@fbcu.com.br e anaizabelaguiar@terra.com.br
Friday, 9 July 2010
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment