Wednesday 14 April 2010

Um email aos professores do NAVE

Acabei de ler este texto da Dra. Paula Sibilia, Professora do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF, e gostaria de compartilhá-lo com vocês.
http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/3176,1.shl
A Professora chama a atenção para a presença de câmeras de vigilância em escolas públicas e faz uma análise sombria do que chama de 'fracasso da instituição'.
Não sei se compreendi inteiramente todas as idéias propostas pela Profa, nem se concordo com tudo o que ela expõe ali, mas resolvi compartilhar este texto pois as questões da segurança, vigilância e 'policialização' das relações no ambiente escolar são complexas e precisam ser debatidas.
Saudações Cordiais,

1 comment:

Daniel Gaivota said...

Oi, Paola!
Li o texto e achei engraçado, porque meu irmão faz Midia na UFF e tem aula com essa professora, de modo que já ouvi dela várias reclamações típicas de aluno..

Mas até gostei. As primeiras partes me soaram meio óbvias, mas a questão das câmeras é realmente complicada.. Pressupor que os alunos são possíveis criminosos ou que vão infringir as regras o tempo inteiro (o que é demonstrado na nossa necessidade de contratar tantos seguranças e inspetores) é, desde o princípio, saber que essas regras não contemplam o interesse deles..