Saturday 6 March 2010

duas notas sobre o globo de hoje 1

Linhas Policromáticas de Doxiádis

Uma das chamadas de capa do jornal o Globo de hoje anuncia que a Prefeitura do Rio começou a instalar ‘barreiras acústicas’ na Linha Vermelha. O principal objetivo seria a redução do barulho para quem vive às margens das autopistas, mas a iniciativa também é encarada como medida de proteção para os motoristas, vítimas de assaltos e tiroteios com origem nas comunidades ao largo da via expressa.
Chama a atenção o fato de que a medida, quando visa a proteção dos motoristas, não está preocupada com os que de fato vivem nestes locais, permanecendo a população das comunidades sujeita aos riscos mencionados, e com os muros, sem possibilidade de escapada. O Prefeito defende-se argumentando que estaria protegendo os pedestres da comunidade de riscos de atropelamento... Quanto à proteção acústica não sei de sua eficácia. Acredito que existam problemas mais urgentes requerendo investimento. O muro, pude ler na matéria, será recoberto por obras de artistas da comunidade. Então tá.
A medida de toda forma não soluciona o problema da violência, mas isola a comunidade em conflito e preserva os motoristas que passam ao largo. Triste prática de segregação que impera.

No comments: