Thursday 25 February 2010

Referências bibliográficas

AUMONT, Jacques. O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo: Cosac&Naify, 2004.



AUGÉ, Marc. Non-Lieux: Introduction à une anthropologie de la surmodernité. Paris: Éditions du Seuil, 1992.



BARRETO, Paola. O cristo no cinema. Monografia de conclusão de curso. IACS/UFF, 1995.



BARTHES, Roland. “O efeito de real”. In: O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

__________________ L’Empire de Signes. Paris: Editions du Seuil,1970.



___________________Écrits sur le théâtre. Paris: Editions du Seuil, 2002.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulações. Lisboa: relógio d’Água, 1991.



BAZIN, André. Qu’est-ce que le cinema? Paris: Les editions du Cerf, 1993.

-------------------Ontologia da Imagem Fotográfica in A experiência do Cinema, XAVIER, Ismail (Org): Graal/ Embrafilme, 1983.



BELLOUR, Raymond e BANDY, Mary Lea [et al.] Jean-Luc Godard: Son+Image. New York: The Museum of Modern Art, 1992.



BOGARD, William The simulation of surveillance: Hypercontrol in telematic societies. Cambridge, Cambridge University Press, 1996.



BOGART, Anne. A Director prepares : seven essays on art and theatre. London: Routledge, 2001.



BOISSIER, Jean-Louis. L’ image relation in La relation comme forme. Genebra: Mamco, 2005.



BROUWER Marianne (Editor) DAN GRAHAM Works - 1965-2000. Düsseldorf: Richter Verlag, 2001.



BRUNO, Fernanda. Dispositivos de vigilância no ciberespaço: duplos digitais e identidades simuladas revista Fronteiras – estudos midiáticos VIII(2): 152-159, maio/agosto 2006.

________________Máquinas de ver, modos de ser: visibilidade e subjetividade nas novas tecnologias de informação e de comunicação. Revista da FAMECOS, Porto Alegre, v. 24, p. 110-124, 2004. Disponível em: http://www.pucrs.br/famecos/pos/revfamecos/24/Fernanda.pdf

_______________ e LINS, Consuelo da Luz. Estéticas da Vigilância. Revista GLOBAL – Brasil, número 7, dez/jan/fev, pp. 38-39, 2007

_______________ blog editado pela Pesquisadora: Dispositivos de visibilidade e subjetividade contemporânea: http://dispositivodevisibilidade.blogspot.com/



CLARKE, R. 1994. The digital persona and its application to data surveillance. Information Society, 10(2):23-45. APUD BRUNO, Fernanda. Dispositivos de vigilância no ciberespaço: duplos digitais e identidades simuladas revista Fronteiras – estudos midiáticos VIII(2): 152-159, maio/agosto 2006



COMOLLI, Jean-Louis. Voir e Pouvoir: L’Innocence perdue: cinema, télévison, fiction, documentaire. Paris: Éditions Verdier, 2004



CRARY, Johnatan. Techniques of the Observer: On Vision and Modernity in the Nineteenth Century. Cambridge: MIT Press, 1990.



DA-RIN, Silvio. Espelho partido: tradição e transformação no documentário. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2004.



DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.



DELEUZE, Gilles. L’Image Temps. Paris: Les Éditions de Minuit, 1985.

________________ Conversações. Rio de Janeiro: Ed 34, 1992.



DESCARTES, Renée. La Dioptrique. Edição eletrônica: web: http://www.uqac.uquebec.ca/zone30/Classiques_des_sciences_sociales/index.html



DEWEY, John. A arte como experiência (capitulo III) in Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980.



DIAZ, Rubem. Pensar la videovigilancia como debate para una construcción colectiva del espacio publico. 2009. Disponível em :

http://www.zemos98.org/spip.php?article1160



DIDEROT, Dennis. Lettre sur les aveugles, a l’usage de ceux qui voyent. Edição eletrônica: http://typhlophile.com/denis-diderot/partie1.shtml



DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.



DUGUET, Anne Marie. Déjouer l’image: créations électroniques et numériques. Paris: CNAP et Éditions Jacqueline Chambon, 2002.



DUVE, Thierry de. Dan Graham and the Critique of Artistic Autonomy in Dan Graham Works (1965-2000) edited by Marianne Brouwer; Düsseldorf: Richter Verlag, 2001) , pp. 49-66, 2003



EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. , 2002

_________________. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. , 2002



FELDMAN, Ilana. “Reality show: um paradoxo nietzschiano”. In: Ciberlegenda, ano 8, n.16, dez/jan. 2006. Disponível em: http://www.uff.br/ciberlegenda/



FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. História da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 2001.

_____________________. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1990



_____________________. O nascimento da clínica: uma arqueologia da percepção médica. São Paulo: Forense Universitária, 1998.

_____________________. As palavras e as coisas. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2002



GALLOWAY, Alex. Entrevista a Paul Pasina in http://www.zemos98.org/spip.php?article561 , 2007

_____________________ . Website do Professor: http://cultureandcommunication.org/galloway



GUIMARAES Cesar. O ordinário e o extradordinário das narrativas, in Na mídia, na rua : narrativas do cotidiano. GUIMARAES, Cesar, FRANÇA, Vera (ORG). Belo Horizonte : Autêntica, 2006

_________________. O que ainda podemos esperar da experiência estética, in Comunicacão e experiência estética. GUIMARAES, César, LEAL, Bruno Souza, MENDONÇA, Carlos Camargo (ORG.) Belo Horizonte : Ed. UFMG, 2006

_________________. A singularidade como figura lógica e estética no documentário in Revista Alceu no. 13, v.7-n.13-p. 38 a48-jul./dez. 2006.



HEIDEGGER, Martin. Chemins qui ne mènent nulle part. Paris: Gallimard, 1986.

__________________. A origem da obra de arte. Tradução, Comentário e Notas Laura de Borba Moosburger in Dissertação de Mestrado em Filosofia do Setor de

Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná, 2007.

__________________. A época das imagens de mundo. Tradução de Claudia Drucker



HODGE, Alison (Editor). Twentieth Century Actor Training. Routlege: London, 2000



YOUNGBLODD, Gene. Expanded Cinema. NY: E.P. Dutton & CO., Inc, 1970



JAY, Martin. Regimes scopiques de a modernité. Réseaux no. 61 CNET – 1993 pour la version française.

__________. Sartre, Merleau-Ponty and the Search for a New Ontology of Sight in LEVIN, David Michael (org). Modernity and the hegemony of vision (Berkeley: University of California Press, 1993.



JUDOWITZ, Dália. Vision, Representation and Technology in Descartes in LEVIN, David Michael (org). Modernity and the hegemony of vision (Berkeley: University of California Press, 1993)

LACAN, Jacques. Le Seminaire Livre XI: Les quatre concepts fondamentaux de la psychanalyse. Paris: Editions du Seuil, 1973.



LEIBNIZ, Gottfried Wilhelm von. Novos ensaios sobre o entendimento humano. São Paulo: Círculo do Livro, 1996.



LEMOS, André. Blog editado pelo Professor. Carnet de Notes:http://andrelemos.info/



LEVIN, Thomas. Retórica do índex Temporal: Narração Vigilante e o Cinema do ‘Tempo Real’. in: Insi(s)tu: revista de Cultura Urbana (Porto) #5/6, 2003.

______________,Frohne, U. & Weibel, P. (Orgs.) CTRL [SPACE]: Rhetorics of Surveillance from Bentham to Big Brother. MIT Press, 2002.



LINS, Consuelo. O Documentário de Eduardo Coutinho: Cinema, vídeo e televisão. Rio de Janeiro: Jorde Zahar Editora, 2006.



LYON, D. Surveillance Studies: understanding visibility, mobility and the phenetic fix. Surveillance & Society, North America, 1 1 09 2002.



LYOTARD, Jean-François. Algo assim como: “Comunicação sem comunicação” in Imagem-máquina: A era das tecnologias do virtual/ André Parente (org); tradução de Rogério Luz et alli. Rio de Janeiro: Ed. 34 , 1993.



LUKSCH, Manu. Website da artista. http://www.ambienttv.net



MACEL, Christine (Editor). Sophie Calle: M’as tu vue. Catalogue de l’exposition. Éditions du Centre Pompidou, Éditions Xavier Barral: Paris, 2003.



MAKELA, Mia in http://www.vjtheory.net/vjamtheory.html , 2007



MANN, Steve, Nolan, Jason, Wellman, Barry. Sousveillance: Inventing and Using Wearable Computing Devices for Data Collection in Surveillance Environments. Surveillance & Society 2003



MANOVICH, Lev. The Engineering of Vision from Constructivism to Computers in http://www.manovich.net/

________________The Poetics of Augmented Space: Learning from Prada in http://www.manovich.net/



MATTOS, Carlos Alberto de. Eduardo Coutinho: O Homem que Caiu na Real. Festival de Cinema Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira. Portugal, 2006.



MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

________________________ L’oeil et l’esprit. Paris: Editions Gallimard, 1964.



METZ, Christian. A significacão no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972.



MIGLIORIN, Cezar. O dispositivo como estratégia narrativa, in Digitagrama – Revista Acadêmica de Cinema. #3, Primeiro semestre de 2005.

http://www.estacio.br/graduacao/cinema/digitagrama/numero3/cmigliorin.asp



MORIN, Edgar. Para sair do século XX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.



MOURÃO, Maria Dora; LABAKI, Amir (org). O Cinema do Real. São Paulo: Cosac&Naify, 2005.



NICHOLS, Bill. Representing Reality. Bloomington: Indiana University Press, 1991.



NORRIS, Clive & Armstrong, Gary (1999) The Maximum Surveillance Society: The Rise of CCTV, Oxford and New York: Berg



NORRIS, Clive, McCAHILL Mik and Wood , David (2004) Editorial. The growth of CCTV: a global perspective on the international diffusion of video surveillance in publicly accessible space. Surveillance & Society CCTV Special, ed. Norris, McCahill and Wood, 2(2/3): 110-135.



NOVAES, Adauto. [et al.] O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

_____________________ O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.



OMAR, Arthur. O Zen e a arte gloriosa da fotografia. Catálogo da Exposicão realizad ano CCBB. Rio de Janeiro, 1999.



OLIVEIRA, Luis Alberto. Biontes, Bióides e Borgues, in O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.



OSTROWER, Fayga. Acasos e Criação Artística. Rio de Janeiro: Campus, 1990.



PANOFSKY, Erwin. La perspective comme forme symbolique. Paris: Les Editions de Minuit, 1975.

_______________"Jan van Eyck's "Arnolfini' Portrait"", em The Burlington Magazine, Nº Núm. 64, 1934



PARENTE, Andre Imagens que a razão ignora: a imagem de síntese e a rede como novas dimensões comunicacionais. Publicado na Revista Galáxia, no. 4, 2002, pp113-123

___________________(org). Imagem Máquina : A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.



PARFAIT, Françoise. Vidéo: un art contemporain. Paris : Editions du Regard, 2001



QUINET, Antonio. Le trou du regard, 1998 Edição Eletrônica in : http://lacanian.memory.online.fr/AQuinet_Troureg.htm#_ftn1



RAJCHMAN, John. L’art de voir de Foucault, in in Traffic, Revue de Cinema, numéro 52, hiver 2004. Paris: P.O.L., p. 83/111.



ROSELLO, Mireille. 2008 Conferência: “Insécurité linguistique et rencontres barbares”. Disponível em: http://www.cerium.ca/Insecurite-linguistique-et.



REGO, Pedro Costa. Sobre a improvável unanimidade do belo. in: Revista Tempo Brasileiro, out.-dez. – no. 159. Rio de Janeiro, 2004.



SARTRE, Jean-Paul. Os Pensadores. São Paulo : Abril Cultural, 1973.



SERRES, Michel. ECLAIRCISSEMENTS: Entretiens avec Bruno Latour. Paris: Flammarion, 1994.



SCHWARTZ, Vanessa. “O espectador cinematográfico antes do aparato do cinema: o gosto do público pela realidade na Paris de fim-de-século”. In: CHARNEY, Leo e SCHWARTZ, Vanessa (org) O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.



STANISLAVSKY, Constantin. A Preparação do ator, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.



SURVEILLANCE CAMERA PLAYERS. Manifesto Guerilla Programming of Video Surveillance Equipment, 1995 Disponível em www.notbored.org).



TARKOVSKY, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.



TERAN, Michelle. Website da artista. http://www.ubermatic.org/



URBAN EYE. Disponível em : http://www.urbaneye.net/



VAZ, Paulo; BRUNO, Fernanda. Types of self surveillance: from abnormality to individuals 'at risk'. Surveillance & Society, Newcastle, v. 1, n. 3, 2003. Disponível em: http://www.surveillance-and-society.org/articles1(3)/self.pdf



VERTOV, Dziga. Nós – variação do manifesto, Resolução do Conselho dos Três, Nascimento do Cine-Olho, in, ISMAIL, Xavier A experiência do Cinema, Rio de Janeiro: Graal, 1991



VIOLA, Bill. Y aura til une co-proprieté dans l’espace de donnés? In Communications, N° 48 Vidéo, 1988. Dirigé par Raymond Bellour et Anne-Marie Duguet



VIRILIO, Paul. Guerra e Cinema. São Paulo: Papirus: 2003.

______________ Œil pour œil, ou le krach des images, Le Monde Diplomatique, Março 1998 in http://www.monde-diplomatique.fr/1998/03/VIRILIO/10143

______________Velocidade e Política. Estação Liberdade, 1996.



WINSTON, Brian. A maldição do jornalístico na era do digital, in

MOURÃO, Maria Dora; LABAKI, Amir (org). O Cinema do Real. São Paulo: Cosac&Naify, 2005.



WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras: Círculo do Livro, 1989.



XAVIER, Ismail. “Do naturalismo ao realismo crítico” e “O realismo revelatório e a crítica à montagem”. In: O Discurso cinematográfico - a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

_______________.O olhar e a cena: Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. Cosac Naify, 2003.

_______________.(Org) A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal/ Embrafilme, 1983



ZEMOS 98. Panel de Control: Interruptores críticos para una sociedad vigilada. Universidad Internacional de Andalucía e Instituto Andaluz de la Juventud, 2007.

2 comments:

Anonymous said...

Took me time to read the whole article, the article is great but the comments bring more brainstorm ideas, thanks.

- Johnson

Anonymous said...

Браво, великолепная положение [url=http://idea-men.us/forums/index.php?action=profile;u=449937]Некрасова[/url] [url=http://idea-men.us/forums/index.php?action=profile;u=449937]Клеопатра[/url] [url=http://videogamebliss.com/index.php?topic=203237.new#new]Пьянству – бой![/url]