programaço:
sexta feira 27/02 no morro da urca sessão de cinema ao vivo do longa-metragem ressaca, do bruno vianna, no qual tive o prazer de colaborar com o roteiro.
a trilha sonora é executada ao vivo pelo estúdio arpx, e o fato de que para assistir a esta noite memorável vamos ter que pegar o bondinho é um tempero a mais.
abaixo release que o bruno escreveu para o projeto.
Um longa-metragem.
Um quebra-cabeça.
Um jogo de amarelinha.
Ressaca pretende ser um longa-metragem no limite entre o cinema e o espetáculo ao vivo, partindo do ponto em que param os VJs que fazem performances ao som de música eletrônica com vídeos prégravados.
A proposta é filmar uma história composta de dezenas de pequenas seqüências. A seleção e a ordem dessas seqüências, no entanto, não será prédeterminada: a cada sessão o diretor (ou um “intérprete”) escolherá ao vivo um conjunto de cenas e a ordem em que elas serão apresentadas.
Com a exibição em cinema digital, já é possível armazenar os pequenos trechos de filme de forma que o autor, na própria sala de exibição, possa realizar uma montagem ao vivo, “mixando” os pedaços, emendando-os com diferentes estilos de cortes e fusões.
A essa montagem se adicionará uma performance musical eletrônica ao vivo, de temas gerados a partir de computador e escolhidos pelos compositores (ou intérpretes da trilha sonora).
O projeto foi concebido para salas de cinema.
Como exige a presença do diretor e possivelmente também dos músicos, o filme não ficará em cartaz em sessões contínuas.
Interface
Ressaca tem uma interface para edição desenvolvida especialmente para o filme, chamada Engrenagem. Ela foi desenvolvida com o apoio do centro de artes Hangar, em Barcelona, e foi projeto final do Master em Artes Digitais de Maíra Sala na Universidade Pompeu Fabra, onde teve o apoio da equipe que desenvolveu a Reactable, interface de síntese musical usada por Bjork e outros artistas em apresentações ao vivo.
Engrenagem consiste em uma tela tátil, que permite movimentar os elementos do filme com os dedos. Como a tela tem um metro de diâmetro e fica posicionada ao lado da tela principal do cinema, a platéia pode acompanhar todo o processo de edição. A interface criada permite a visualização de todo o material do filme, e sua organização, através de links que definem a ordem das seqüências. Além disso é possível manipular cada plano de cada seqüência, mudando sua posição no filme, além de escolher o tipo de corte e fusão.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment