Tuesday, 6 May 2008

notas de aula de direção de atuação

O Ponto de partida é : não tomar nada por certo.
Desenvolver a capacidade de ser surpreendido pelo que é familiar.

Poema de Brecht em livre tradução
Para observar
Deve-se aprender a comparar.
Para comparar
Deve-se ter observado.
Através da observação
A sabedoria é gerada.
Por outro lado sabedoria
é necessária para a observação.

Este curto circuito é o que move a cena, a encenação e a arte de atuar.

Ver o óbvio claramente - e desconfiar disto.

Como uma atitude comum como fumar pode trair a classe social de quem fuma?

Para Brecht é menos uma questão de psicologia e mais uma questão de história e de conflito social.
A atuação envolvida com o mundo lá fora e capaz de fazer relações entre a “cena” e a vida.

Não se pode ser sempre guiado pelo que se diz.

Sonoridade das palavras -
A sentença é para uso de quem?
Quem a reclama para seu uso?
O que está em jogo?
A que ação prática corresponde o que é dito?
Que tipos de sentenças resultam daí? Que tipos de sentenças a suportam?
Em que situações é dita? Por quem?

O que pode ser visto pode também ser dirigido, domesticado.
O ator brechtiano representa mais do que o self, o ser do personagem.
Coração social de um episódio, que Brecht chama de Gestus é dependente da disposicão dos atores em cena.
Performances stanislavskianas em dramas aristotélicos empobrecem a audiência.
Gestus – é a um só tempo conteúdo e opinião sobre uma classe social.
Não é psicológico, mas social, contextual, ligado ao mundo, ao presente, à historia.

Exercício – o ensaio de cenas trágicas para um efeito cômico.
Contradizendo o texto os atores podem ganhar novos insights para a atuação.
Isto não está relacionado com subtexto, mas com algo que poderíamos chamar de metatexto, justamente as redes de relações possíveis, do mundo social, histórico e fora da cena, que estão em sintonia com a atuação.
Assim o ator é um Duplo agente, infiltrado em dois mundos – o mundo da cena, teatral, e o mundo social e histórico, fora da cena.
Não atua uma dada emoção, mas apresenta modos de comportamento – ligados a um contexto – social e histórico.
Tentar ver seu papel , seu personagem, do ponto de vista da sociedade.

Adicionar “ disse o homem” ao final de cada fala. Criar esta visão de fora, falar na terceira pessoa.

Não necessariamente a emoção do ator deve coincidir com a emoção do personagem. Distanciamento.

Cada palavra e cada gesto significam uma decisão.

Quero que vcs prestem atenção na apresentação dos outros e digam o que vcs discordam, não gostam, etc.

Pra entender que interessa não apenas o quê, mas porquê e como.
Pra ficar claro que existe muito mais do que uma maneira “certa” de fazer.

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